sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Participação do Diretor de Xandrilá, André Aragão no festival Tr3sMinutos

Fonte: tresminutos.org

Cinema como parte da cultura local

Na última tarde (20/08) do I Festival Sergipano de Micrometragens tr3s.minutos, o tema da primeira mesa de debates do dia foi: `Existe cinema Sergipano? Reflexões necessárias´. Os componentes da mesa foram André Aragão, realizador audiovisual e diretor do curta metragem Xandrilá e Graziele Ferreira, coordenadora do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira.

(Fotos: Equipe tr3s.minutos)

(...)

Importância do cineclubismo

André Aragão começou sua fala abordando a importância da divulgação da produção fílmica para incentivar a cultura. “O cinema é cultura, cultura é povo. Tem que fazer e mostrar; cinema é público”. O realizador também apresentou instrumentos antigos de produção para falar da dificuldade que esteve presente durante muito tempo na profissão. Ele aproveitou para lembrar e comemorar a chegada das novas tecnologias que melhoraram a qualidade técnica. “O maquinário atual facilita muito o trabalho da produção e a internet facilita o acesso”.


Após as explanações dos participantes abriu-se o debate e o público trouxe diversos questionamentos e colocações como a necessidade de acervos, o registro de tabalhos para o estudo posterior, a preservação e a catalogação do conteúdo já existente. Houve discussão sobre o filme Xandrilá, curta metragem produzido por Aragão, e dos canais de distribuição, produção e divulgação realizados por aqueles que participaram da realização, bem como de sua contribuição para o cenário audiovisual sergipano.

Texto na Integra: www.tresminutos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário